Pesquisas mostram que igrejas estão perdendo jovens e motivos que levam a afastamento; Entenda

Imagem

Um levantamento feito pelo instituto de pesquisas cristão Pew Reseach Center identificou que a atual geração de jovens está cada vez mais distante do cristianismo.

O aumento do abandono à fé foi detectado nos Estados Unidos, onde atualmente 20% dos cidadãos declararam-se sem religião. Cinco anos atrás, esse número era de 15%.

Dentre o grupo que declara-se não pertencente a nenhuma corrente religiosa, 30% tem menos de 30 anos de idade, enquanto apenas 9% são maiores de 65 anos.

De acordo com a notícia veiculada pela Christian Broadcasting Network (CBN), boa parte das pessoas que se declaram sem religião afirmam cultivar sua espiritualidade de alguma forma.

A partir desse dado, o Pew Research Center interpretou em seu relatório que isso indica uma falha das igrejas em manter os jovens envolvidos com a causa.

Motivos do abandono

A influência de fatores sociais externos e fora do controle da comunidade cristã e a maneira com que as igrejas lidam com isso são apontadas como motivos para que os jovens se desinteressem pelo cristianismo e as tradições da religião.

“A igreja de hoje criou dependência de pares. Os adolescentes da igreja estão focados em seus pares, e não em seus pais ou seus pastores. É uma sociologia externa que leva a imaturidade, uma maior probabilidade de atividade sexual, a experimentação de drogas e uma rejeição da autoridade da Palavra de Deus”, declarou Adam McManus, porta-voz da National Center for Family-Integrated Churches (NCFIC), entidade que se dedica a estudar o tema e também promoveu uma pesquisa.

McManus, no entanto, demonstra esperança pois acredita que o cenário será mudado em breve: “Estou muito encorajado pelos resultados de nossa pesquisa. Cristãos americanos finalmente estão acordando para a desconexão entre o ensino claro nas Escrituras em favor da integração família e a obsessão da igreja moderna com a divisão da família durante cultos, que tem sido prejudicial. Pior ainda, é contrário à Bíblia. Mas a boa notícia é que as práticas das igrejas ligadas a grupos de jovens estão mudando dramaticamente. Vinte anos atrás, ninguém estava mesmo fazendo esta pergunta”, disse, em entrevista ao Charisma News.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s