Teclado do novo Android L já pode ser baixado de graça na Google Play

Na quarta e quinta-feira da semana passada (25 e 26 de junho, respectivamente), aconteceu a Google I/O. O evento é mundialmente conhecido pelo fato da gigante das buscas apresentar as primeiras novidades sobre futuros produtos e serviços da empresa. Um deles é o elogiado Android L, a nova versão do sistema operacional móvel da companhia que trará uma mudança radical em seu design desde o Android 4.0 Ice Cream Sandwich.

Mesmo em fase de testes, o software já está nas mãos de desenvolvedores que começaram a “revirar” os arquivos da plataforma para conhecê-la melhor. Na semana passada, os profissionais de tecnologia conseguiram rootar o teclado da nova plataforma para rodar no Samsung Galaxy S3, S4 e S5, no HTC One (M8), no LG G2 e nos dispositivos da linha Nexus. O problema é que seria necessário passar por um longo processo de instalação que poderia danificar o funcionamento do aparelho caso algum procedimento saísse errado.

Isso não deve mais acontecer, pois agora o keyboard do Android L está disponível de graça e para todos na loja Google Play. O arquivo tem pouco mais de 18 MB e funciona como qualquer outro aplicativo de teclado de terceiros – o que significa que não há necessidade de remover outros teclados instalados no seu smartphone, entre eles o Google Keyboard. Para instalar o app, é simples: uma vez feito o download da ferramenta, você precisa passar por três etapas de configuração.

Android L Keyboard

O teclado do Android L vem com um visual bem mais simples que o do Android 4.4 KitKat, adotando uma estética minimalista e “liso”, sem aquelas divisões que separam os caracteres. Os emojis agora ficam escondidos – segure o botão “Enter” para acessá-los. Ele também vem com o recurso “Flow” para digitação com base nos movimentos feitos pelo dedo do usuário, além de estar muito mais preciso no reconhecimento e interpretação das palavras que queremos escrever. Estas duas funções já estão presentes no SwiftKey, um dos melhores teclados para o sistema móvel do Google e que recentemente se tornou gratuito para usuários da plataforma.

Android L Keyboard

Embora não tenha sido confirmado pelo Google, o Android L, assim como o SwiftKey, deve permitir que o “tema” do novo teclado seja alterado. De acordo com o pessoal do Android Police, a versão final da plataforma, que deve chegar aos usuários em outubro, terá uma opção que permitirá a mudança para temas de versões anteriores do sistema, como o teclado tradicional do Jelly Bean e do KitKat.

Enquanto isso não acontece, vale lembrar que o teclado do novo Android é compatível com gadgets equipados com a versão 4.0 ou superior do software. Para você que é desenvolvedor ou quer conhecer melhor o keyboard e suas principais mudanças, os arquivos oficiais podem ser baixados no fórum XDA Developers.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s